creme-tomate-cenoura-cremoso

Ingredientes

Cebola grande – 2 unidade, picada finamente
Tomates maduros grandes – 6 unidades, picados finamente
Dentes de alho – 6 unidades
Gengibre – 10g
Curgete pequena – 2 unidade
Cenouras grandes – 8 unidades, descascadas
Polpa de tomate – 30 ml (opcional – aprox. 2 colheres de sopa)

PARA SERVIR

Podemos servir com estes seguintes elementos que combinam bem:

Cominhos
Pimentão doce ou fumado
Sementes de abóbora
Queijo de cabra
Ervas aromáticas

Salsa

Confecção

  1. Levar ao forno num tabuleiro com papel vegetal as cenouras cortadas ao meio longitudinalmente com uma cabeça de alho.
  2. Num tacho com água a ferver colocar os tomates com um corte leve (apenas na pele do tomate) em cruz durante 1 a 2 minutos.
  3. Retirar a pele dos tomates e reservar.
  4. Aquecer o azeite numa panela em lume médio. Adicionar a cebola picada e caramelizar (cozinhar até ficar dourada e completamente macia).
  5. Juntar os tomates picados e cozinhar até ficarem totalmente desfeitos e libertarem todos os sumos. Mexer ocasionalmente com uma espátula de madeira durante cerca de 10 minutos.
  6. Tirar a pele e fatiar a courgette em pedaços. Adicionar à panela e cobrir com água os vegetais.
  7. Deixar cozer em lume brando, parcialmente tapado, até que os legumes estejam cozinhados.
  8. Juntar as cenouras assadas e deixar cozinhar mais uns minutos.
  9. Entretanto, numa frigideira (sem óleo) saltear 30 g de sementes de abóbora.
  10. Juntar o gengibre picaro e triturar a sopa com uma varinha mágica ou robot de cozinha até obter um creme aveludado.
  11. Servir a sopa com os elementos à escolha como croutons, queijo de cabra esfarelado, paprika fumada, sementes de abóbora salteadas e ervas aromáticas.

Privacy Preference Center