responsabilidade-social-cozinhar-por-causa

WEAT HUGS

responsabilidade-social-cozinhar-por-causa

Acções de responsabilidade social

WEAT HUGS

A WEAT Hugs nasceu de uma pequena acção de voluntariado, pensada para 2 dias, que, organicamente cresceu num movimento de responsabilidade social que perdura. Continuamos a fazer acções pontuais e, regularmente, incentivamos empresas a cozinharem connosco centenas de refeições que doamos à Refood.

1ª trimestre 2021

PROFISSIONAIS DE SAÚDE

De uma pequena acção de voluntariado de poucos dias nasceu um movimento que durou meses.

Inicialmente, a nossa acção de voluntariado visava apenas dar algumas refeições quentes, durante um fim de semana, aos bombeiros que estavam nas ambulâncias em filas nos hospitais, às vezes durante 8 horas sem nada para comer.

Com um envolvimento enorme de pessoas e empresas, de repente passámos a fazer, diariamente nos meses seguintes centenas de refeições também para os profissionais de saúde nas unidades de cuidados intensivos, enfermarias e tantas outras unidades dos Hospitais de Santa Maria, Egas Moniz, São Francisco Xavier e Beatriz Ângelo. Estas refeições foram sobretudo um momento de conforto para os profissionais de saúde que estavam esgotados física e psicologicamente e com bares e restaurantes dentro dos hospitais fechados.

Simplesmente, quisemos cuidar de quem cuida de nós.

Abril 2022

ALMOÇO SOLIDÁRIO PARA A UCRÂNIA

Recentemente, a solidariedade com a Ucrânia ganhou força com o WEAT Hugs. No dia 10 de Abril de 2022, servimos uma refeição tradicional ucraniana para angariar fundos para, em conjunto com a SIC Esperança, ajudar a integração de refugiados ucranianos no nosso país.

As receitas foram da Sasha Beznosyuk e a cozinha foi coordenada pelo Chef Miguel Castro Silva, pela Chef Luísa Mafei (as opções vegan) e pela Valentina, Ucraniana que faz os melhores Varenyky a oeste dos Cárpatos. Servimos um tradicional borscht, varenyky de batata e cogumelos e ameixas recheadas com nozes, de sobremesa. As melhores críticas foram de ucranianos que nos disseram que estava quase igual ao que comiam em casa. Servimos mais de 200 pessoas num almoço com 20 voluntários e um grande apoio do Recheio.

Desde 2021

REFOOD

Esta é, para nós, a melhor actividade de Team Building de responsabilidade social em Lisboa. Tem uma missão solidária e é extremamente eficaz na união de grupos e criação de espírito de equipa.

Nestas acções de responsabilidade social damos a conhecer algumas técnicas e habilidades culinárias, com o mínimo de desperdício, para fazer refeições saudáveis e com um toque gourmet para reconfortar aqueles mais vulneráveis. Para além de ajudarmos quem mais precisa, este evento de Team Building de responsabilidade social é muito divertido, ajuda à comunicação e trabalho em equipa em torno do envolvimento altruísta de ajudar outros.

No final, doamos as refeições à Refood, que as distribui por famílias carenciadas.

#weathugs

Juntos

Nós começamos. Nós trabalhamos. Nós ajudamos. Nós cozinhamos. Nós aprendemos. Nós ensinamos. Nós criamos. Nós produzimos. Nós falamos. Nós inspiramos. Nós inspiramo-nos. Nós crescemos. Nós ajudamo-nos.  Nós crescemos. Nós falhamos. Nós reunimo-nos novamente. Começamos de novo. Nós trabalhamos mais. Nós ficamos mais fortes. Nós crescemos. Fazemos o que ninguém mais fez antes. Nós vamos além. Nós ficamos mais e mais fortes.

Apoios:


WEAT

TEAM BUILDINGS PARA EMPRESAS

weat-culinary-team-building

FOOD FOR THOUGHT

A WEAT é um eco-sistema gastronómico em Lisboa, que faz Team Buildings culinários ao estilo Masterchef e outros eventos gastronómicos, ao lado das suas Dark Kitchens.

As cozinhas para Team Buildings culinários estão num espaço aberto e amplo em Lisboa, com várias bancadas equipadas, próprias para receber vários participantes, que “põem as mãos na massa” criando laços entre eles ou melhorando alguma competência específica que a empresa queira trabalhar.

Por sua vez, as WEAT Dark Kitchens são unidades fechadas em Lisboa, desenhadas para restaurantes que procurem o aumento da sua capacidade produtiva, ou para empreendedores gastronómicos que queiram lançar os seus restaurantes virtuais, em regime de aluguer de longa duração.

SOBRE A WEAT
Promover, Partilhar, Potenciar

COOK FOR BONDING

Cook for Bonding é uma atividade de Team Building culinário em Lisboa onde, ao cozinhar juntos, os participantes partilham não apenas tarefas, mas também experiências e histórias, fortalecendo os laços e promovendo a união e a camaradagem.

A comida tem a capacidade de evocar memórias, experiências e emoções mas, sobretudo, unir pessoas, devido à sua natureza social e cultural.

Cook for Bonding →
Cooperação, Compaixão, Cumplicidade

COOK FOR A CAUSE

Esta é, para nós, a melhor actividade de Team Building de responsabilidade social em Lisboa. Tem uma missão solidária e é extremamente eficaz na união de grupos e criação de espírito de equipa.

No final, doamos as refeições ao nosso parceiro de responsabilidade social Refood, que as distribui por famílias carenciadas e tomamos a nossa refeição em conjunto.

Cook for a Cause →
educar, entreter, envolver

Cook for change

Comece o seu compromisso corporativo de sustentabilidade com este workshop sobre Desperdício Alimentar e Sustentabilidade em Lisboa. Junte-se à nossa missão de gastronomia sustentável, onde levamos os participantes a entender a importância das dietas sustentáveis, através de um workshop culinário prático que promove Colaboração, Comunicação, Criatividade e, o mais importante, Resolução de Problemas.

COOK FOR CHANGE →
CRIATIVIDADE, COMUNICAÇÃO, COOPERAÇÃO

COOK FOR SKILLS

Através de desafios culinários inovadores ao estilo Masterchef, os participantes são incentivados a desenvolver as competências pretendidas , numa combinação perfeita de aprendizagem e diversão, garantindo que as equipas voltam ao ambiente de trabalho mais unidas e produtivas.

A ligação entre o pensamento e a comida promove estímulos cognitivos, melhora a comunicação e fomenta a integração da cultura corporativa.
Os participantes estabelecem laços mais fortes e as organizações um ambiente de equipa mais dinâmico e coeso.

Cook for skills →

ESPAÇO WEAT

DOCA DO ESPANHOL

CONTACTOS

weat-gastronomic-hubs

Gastronomia Sustentável

Gastronomia sustentável
weat-culinary-team-building

Food for Thought

Gastronomia é a arte da comida.

Gastronomia Sustentável engloba os tipos de culinária que evitam o desperdício de recursos naturais, com o mínimo de impacto para o meio ambiente, e foco na saúde humana.

Sociedade, Economia, Ambiente

Gastronomia Sustentável

Na WEAT, a gastronomia sustentável não é apenas um conceito, mas uma prática incorporada nos nossos Team Buildings. Com ingredientes sazonais e produtores locais, preservamos a nossa rica herança culinária enquanto minimizamos o impacto ambiental.

Ao voltarmos às nossas tradições culinárias, baseadas na dieta mediterrânica tradicional, construímos um caminho para um futuro mais sustentável, muito mais saudável para as pessoas e para o nosso planeta.

dieta-mediterranica
sustentabilidade-cozinha-dieta-alimentacao

Regressar às dietas antigas

Dieta mediterrânica

A Dieta Mediterrânica é considerada, em milhares estudos académicos, como uma das melhores dietas e promove a sustentabilidade nas suas três dimensões, apoiando as economias locais, promovendo o bem-estar social e reduzindo o impacto ambiental da produção e consumo de alimentos. Tudo isto com enormes benefícios para a saúde humana e qualidade de vida.
Por isso, um dos nossos objetivos é também promover esta dieta, devido à nossa localização geográfica e tradições gastronómicas, através dos nossos Workshops de Sustentabilidade e Team Buildings.

“A Dieta Mediterrânica está ligada a uma maior longevidade com qualidade de vida e risco reduzido de doenças crónicas".

Menos Desperdício

Os nossos quatro pilares: Recycle, Upcycle, Reuse, Compost.

Energia e Água

Utilização de painéis solares para produção de energia renovável e medidas para minimizar o consumo/desperdício de água.

Novas Receitas

Receitas mais saudáveis, com menos proteína animal, de acordo com a dieta mediterrânica tradicional, com ingredientes sazonais e de produtores locais.

Educar, entreter e envolver

Missão da Gastronomia Sustentável da WEAT

A gastronomia é uma expressão cultural associada à diversidade natural e cultural do mundo. A gastronomia sustentável usa ingredientes sazonais e produtores locais, preservando ao máximo a vida selvagem e as nossas tradições culinárias. É preciso regressar ao passado culinário para termos um futuro melhor.

Educar

Ensinar receitas da dieta mediterrânica, saborosas e fáceis de replicar em casa.

Entreter

Há várias formas de aprender. Mas a diversão é a melhor.

Envolver

Sozinhos não mudamos o mundo. Estamos todos no mesmo barco e cabe-nos escolher a direcção.

Dark kitchens

Novo eco-sistema gastronómico

Ao longo dos muitos anos de experiência no ramo da restauração, percebemos que, neste sector, as barreiras à entrada são altas. Esta situação impede a inovação e a criação de novos conceitos.

As Dark Kitchens do primeiro hub gastronómico nacional dão aos empreendedores gastronómicos as vantagens de um cowork tradicional, como know-how spill overs e uma rede corporativa de networking, mas sobretudo reduz as barreiras à entrada, ao mesmo tempo que permite a conceitos já estabelecidos aumentar a sua capacidade produtiva ou inovar, testando novas ideias.

SPONSORS

ESPAÇO WEAT

Juntos

E se o oxigénio for substituído por carbono? E se o nível da água subir? E se a água doce acabar? E o ar ficar mais poluído?

Se continuarmos a comer como comemos nas últimas décadas, que mundo vamos deixar? Um mundo sem solo, sem água potável, sem ar fresco, nunca será um mundo melhor. E porque esta é uma tarefa que nos envolve todos, a WEAT sozinha não pode fazer muito. Porém, assim como quando o trigo se transforma em farinha, e depois misturado com leite e ovos, é capaz de criar maravilhas da gastronomia humana, juntos podemos criar coisas maravilhosas e deixar um mundo melhor para os nossos filhos e para as gerações futuras.

Cozinha esta ideia connosco

Contactos

Sponsors WEAT

SPONSORS

weat-sponsor
AZEITE

Herdade do Esporão

Todos os azeites da Herdade do Esporão, exclusivamente do tipo virgem extra ou virgem, são produzidos com recurso a métodos naturais e a processos inteiramente tradicionais, preservando o sumo puro das azeitonas que colhemos. Os frutos são apanhados de forma manual com a ajuda de um ancinho para que não se estraguem os ramos da oliveira.

Pelo segundo ano consecutivo, o Azeite Biológico Olival dos Arrifes, produzido pelo Esporão, foi considerado o Melhor Azeite do Mercado, no Concurso Nacional de Azeites de Portugal 2019.

Site Herdade do Esporão
Cutelarias

IVO Cutelarias

A IVO CUTELARIAS é um fabricante português de cutelaria, tanto para uso profissional como doméstico. Com mais de 60 anos de experiência, exporta para 74 países ao redor do mundo, fornecendo produtos de alta qualidade. A marca IVO é histórica e líder global no fabrico de cutelaria premium.

Site IVO
parceiros-gastronomicos
parceiros-gastronomicos
Equipamento

SMEG

Durante mais de 60 anos, os eletrodomésticos Smeg têm sido encarados como soluções elegantes para as exigências da vida contemporânea, resultado das parcerias da marca com arquitetos famosos a nível mundial sendo, também, uma referência no setor profissional da restauração com os seus eletrodomésticos para equipar restaurantes, cozinhas de hotel, pastelarias, padarias e empresas de catering.

Site SMEG
Pequenos eletrodomésticos

PHILIPS

As fundações daquela que havia de se tornar numa das maiores companhias de electrónica do mundo remontam a 1891 quando Anton e Gerard Philips criaram uma empresa em Eindhoven, Holanda, para o fabrico de lâmpadas incandescentes e outros produtos eléctricos. O objectivo continua o mesmo: simplificar a vida das pessoas, através da tecnologia, com produtos e soluções inovadores, pensados para os consumidores, fáceis de usar e intuitivos.

Site PHILIPS
parceiros-gastronomicos
parceiros-gastronomicos
Água

d'água

A d’água forneceu uma máquina que filtra a água, garantido assim um produto saudável, com qualidade e de confiança. Desta forma, incentiva práticas sustentáveis e ecológicas. Graças à  tecnologia de micro-filtragem e refrigeração, a água local passa por um processo rigoroso que elimina 99,99% das bactérias e agentes contaminadores, suprimindo os resíduos e sabores indesejáveis e apurando todas as propriedades benéficas da água.

Site d'água

master-chef-class

Contactos WEAT

CONTACTOS WEAT

COOK WITH US

Atualmente apenas fazemos team buildings e workshops com empresas e agências e não fazemos workshops individuais.